Você com certeza já aproveitou alguma mega promoção ou, ao menos, já ouviu falar da Black Friday. A data, muito popular nos Estados Unidos, chegou de mansinho há um tempo no Brasil e ganha ano após ano cada vez mais adeptos. A super venda ocorre na última sexta-feira de novembro, que nesse ano de 2016 cai dia 25. Assim, se você ainda não se preparou, corre que dá tempo de bolar uma estratégia de vendas para lucrar nesse fim de ano.
Mas vale mesmo a pena investir na Black Friday?
É comum ainda ficar em dúvida sobre o que fazer ou não e se, na verdade, vale mesmo a pena bolar uma estratégia de vendas para a data. Assim, levantamos alguns números para te ajudar a pensar – ou repensar – a decisão. No ano de 2015, a Black Friday no Brasil movimentou R$ 1.536.580.634, o que representa um aumento de 76% das vendas do ano anterior (2014). Com um ticket médio de R$ 492,00, a data teve mais de 3 milhões de pedidos realizados e, segundo muitos comerciantes digitais, foi possível vender em um único fim de semana, o equivalente a um mês de faturamento.
Nossa! Mas então vou fazer parte!
Ótima escolha, mas é bom ter em mente que, como qualquer ação promocional, é preciso planejamento e investimento, principalmente em marketing para divulgação. A boa notícia é que, aqui no Brasil, a maior parte das vendas ocorre online, o que significa que seus investimentos devem se concentrar nessa parte, especialmente em campanhas de links patrocinados (AdWords), Facebook Ads, e-mail marketing, redes sociais, etc. Assim, você consegue divulgar sua marca, sua promoção e ainda aumentar o tráfego e alcance através de ferramentas de marketing digital.
Por onde devo começar minha campanha?
A primeira coisa a ter em mente – além de saber o que irá ofertar – é o fato de que, já que é uma campanha digital, é preciso que o seu site e redes estejam preparados para receber as visitas esperadas. Afinal, de que adianta você fazer uma super campanha se, ao entrar no seu site ele não suportar os acessos, ou tiver links quebrados? Então, o primeiro passo é dar uma revisada geral na casa: verificar se o seu site está operando corretamente, se os links estão direcionando corretamente, se o servidor de hospedagem aguenta muitos acessos simultâneos, se as imagens carregam e etc. Pense – como sempre – no usuário. Ele consegue navegar tranquilamente? Se sim, então é hora de partir para os investimentos e estratégias de marketing.
Dicas para vender mais e melhor no Black Friday
Para te auxiliar a fazer uma estratégia realmente incrível e que funciona, preparamos algumas dicas. Papel e caneta em mãos e comece agora mesmo a traçar sua estratégia.
1. Ofereça descontos reais
Um dos principais problemas da Black Friday no Brasil, principalmente nas primeiras edições, foi o fato de que diversas marcas e lojas disseram oferecer promoções enquanto na verdade aumentavam o valor de seus serviços ou produtos para ofertar um desconto falso. Imagine o quanto isso é frustrante para o consumidor. Então, a regra é simples: não tente enganar o sue cliente. Se realmente quer participar do Black Friday, então ofereça descontos reais e que realmente valham a pena. O consumidor deve se sentir atraído e tentado a não perder a oportunidade de maneira alguma.
2. Atenção ao mobile
Não é novidade e já comentamos isso diversas vezes, mas não custa nada reforçar: atenção às vendas mobile. A cada ano que passa as vendas via dispositivos móveis aumenta consideravelmente e assim é necessário que o consumidor tenha uma boa experiência de navegação. Seu site é responsivo ou mobile? Se não for, então o sinal vermelho deve estar mais que aceso, se não acabará perdendo vendas importantes. Lembre-se também de fazer segmentação de campanhas para mobile.
3. Tratamento especial para quem já é cliente
Embora as ofertas sejam para todos, um mimo é sempre bom e ajuda na fidelização dos seus clientes antigos. Se vai ofertar 50% de desconto em um produto para o público em geral, porque não fazer 60% para seus clientes cadastrados? Faça isso através de campanhas de email marketing segmentadas e melhore o seu relacionamento com eles.
4. Email marketing é um forte aliado
Falando em email e relacionamento, aproveite a ocasião para aumentar e engajar a sua lista. Isso pode ser feito ofertado conteúdo interessante e de qualidade, além de ofertas exclusivas via email. Vá enviando teasers das ofertas que está preparando. Descontos todo mundo gosta, então mostre-os para seu público.
5. Invista em anúncios e links patrocinados
Uma das grandes vantagens dos links patrocinados é aproveitar a sazonalidade para fazer suas campanhas. É importante estudar bem seu produto e palavras chave para poder segmentar corretamente sua campanha e não “queimar” cliques desnecessários. É importante usar a criatividade e testar diferentes anúncios, descartando os que não gerarem resultados. Aproveite para usar o engajamento da sua fanpage e promover suas ofertas e descontos, criando campanhas segmentadas conforme o interesse e os produtos. Esse é o momento de usar e abusar das campanhas em redes sociais e motores de busca.
6. Use um contador de tempo
Pode parecer besteira, mas colocar um contador de tempo no eu site ou fan page ajuda a incentivar a expectativa para a data e as promoções. Assim gera curiosidade para o que vem na Black Friday e pode até fazer com que o seu engajamento aumente, já que os clientes passam a acompanhar a contagem/promoções e chamadas para a data.
Preparado? Se ainda tiver dúvidas ou precisar de uma ajuda na sua estratégia, chame a gente! Nossa equipe está sempre pronta para te ajudar.